segunda-feira, 20 de julho de 2015

.:. Diário de Bordo Biociclo 2015 .:.

Devido a correria nos dias da viagem, e também por falta de conexão de internet, acabamos por não postar aqui detalhes de como foi nossa viagem, acabamos fazendo parte disso em nossa Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/biociclotiete.
Agora de volta, assim que sobrar um tempinho do trabalho, colocaremos a transcrição detalhada do dia-dia da nossa viagem.
Abraço a todos!

domingo, 12 de julho de 2015

.:. 3° dia Biociclo 2015 - Borborema - Sales .:.

Ontem foi nosso 3° dia de Biociclo... foram 82km desde Borborema até Sales. Como era domingo, saímos um pouco mais tarde... 8:00 ...

Na noite anterior conversamos com o pessoal da cidade para descobrir um caminho por terra que nos levasse até a cidade de Novo Horizonte... nossa próxima parada. Conseguimos um caminho pelo canavial... muito tranquilo, sem muitas subidas.

Chegamos em Novo Horizonte por volta das 11:00 ... paramos para tomar uma cervejinha, almocar e perguntar para os moradores da região alguma estrada de terra que nos levasse a Sales, nosso destino final desse dia.

Nessas nossas paradas, conhecemos uma figura pitoresca ... o Sr. Finado... um senhor de 80 anos que já fez de tudo na vida. Muito trabalhador! Batemos um longo papo com ele e seus colegas... pegamos algumas indicações de como chegar a Sales por Terra. Até que apareceu um tal de Valmir ... que nos indicou outro caminho, e desenhou uma mapa...

Até ai tudo beleza, fomos até o centro, almocamos... veio um pessoal da região conhecer um pouco da nossa viagem ... fomos apresentado até para o padre da cidade.

Partimos então em direção a Sales. Teoricamente tudo seria tranquilo, chegaríamos de dia, pois seriam apenas 49km ... ou seja, cenário perfeito para irmos tranquilo 17:00 estaríamos em Sales.

Pegamos estrada, seguindo o "mapa" do Valmir ... pedalamos uns 10km e resolvo dar uma olhada no GPS do celular e para minha surpresa vejo que a proxima cidade seria Urupes e que Urupes fica num canto extremo do nosso destino final... Sales.

Resolvemos tentar cortar por dentro do Canavial... simples ... a estrada principal que pensamos em voltar ficava ao lado do canavial ... só sei que ficamos andando em circulo e optamos por voltar a pista e retornar a Sales assumindo o prejuízo de 20km.

No retorno, paramos na beira de uma estrada de terra e resolvo novamente olhar o GPS e depois de longa análise chegamos a conclusão que nesse ponto seria possível cortar pelo canavial e sair na SP304.

sábado, 11 de julho de 2015

.:. 2º dia Biociclo 2015 - Bariri a Borborema .:.

Ontem chegamos ao camping Paleares em Bariri por volta das 17:30, chegamos em cima da hora de ver o pôr do sol... muito bonito por sinal ... ainda não consegui postar as fotos pois as mesmas estão na máquina fotográfica e eu não trouxe notebook para baixá-las.

Hoje, 11/07, acordamos cedo, foi uma noite difícil,  não estamos acostumados a dormir em barraca, saco de dormir, chão duro, sem travesseiro... mas devido a canseira, até que dormimos bem.
Acordamos cedo 6:00, ainda escuro, juntamos todas as tralhas e saímos por volta das 7:00 na busca de um bom café da manhã em Bariri. Pedalamos uns 7km e chegamos ao centro da cidade,  encontramos uma pequena padaria, como não tinha pão na chapa... comemos   pão com mortadela mesmo! ... por volta das 8:30 saímos com destino a Ibitinga, antes passando por fora da cidade Itaju e algumas outras que não lembro o nome. Seguimos pela estrada tradicional, muitos caminhões ou treminhões... muito perigo... mas conseguimos chegar a Ibitinga. Foram aproximadamente 55 km até lá.  Lá ... entramos na cidade e fomos procurar alguma coisa para comer ... estávamos almoçando quando percebemos que estava chovendo muito... e ai? O que fazer?  Seguir viagem ou ficar por lá e encarar os outros 36km somente no dia seguinte? Depois de muita conversa e de quase encararmos um hotel por lá mesmo... resolvemos seguir viagem... e foi bom ... em 2 horas de viagem chegamos a Borborema, precisamente as 16:56...

Paramos num boteco para uma merecida cerveja, que aliás,  aqui é muito mais barata que São Roque ... tomamos 3 meiotas cada um e seguimos na busca de um hotel... o pessoal do bar já tinha indicado um hotel... no centro da cidade: "Hotel Avenida", ... R$ 50,00 por pessoa, baratinho e muito bonzinho... agora a noite um rodízio de pizza e preparados para amanhã encarar mais uma jornada rumo a Sales ... 3a etapa do nosso desafio que termina em Itapura!!!

(Desculpe qualquer erro de português... esse post foi escrito do celular)


quinta-feira, 9 de julho de 2015

.:. Iniciamos mais um Biociclo .:.

Amanhã iniciamos oficialmente mais um projeto Biociclo. Já estamos em Barra Bonita, de onde partiremos com destino a foz do Rio Tietê ... cidade de Itapura. Nossa primeira parada será na cidade de Bariri...

segunda-feira, 22 de junho de 2015

.:. Altimetria aproximada Barra Bonita - Itapura .:.

Não são exatamente as estradas que passaremos, mas através desse gráfico se pode ter uma ideia da altimetria da nossa viagem:


.:. O Tejo de Pessoa e o Tietê do Biociclo .:.

“O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.”
Alberto Caieiro

Esse trecho do poema de Alberto Caieiro, heterônimo de Fernando Pessoa, me faz refletir muito sobre o Biociclo, voltando um pouco na história, cresci na cidade de Barra Bonita, onde o rio Tietê sempre fez parte da minha infância, lembro que meu pai trabalhava em um restaurante as margens do rio, e enquanto meu pai trabalhava eu ia brincar por ali. Sempre convivi com um rio limpo, pelo menos eu achava. Uma cidade cortada por um rio é abençoada, ou deveria ser. Particularmente em Barra Bonita o rio Tietê é fundamental para o desenvolvimento turístico da cidade, e para algumas populações ribeirinhas fonte de renda. O projeto Biociclo nasceu em Dez/2006, e em janeiro/2007 iniciamos a primeira parte da trilogia, onde percorremos o médio Tietê, saímos da cidade de São Roque, onde moro, e pedalamos por Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Porto Feliz, Tietê, Laranjal Paulista, Piracicaba, Anhembi, Igaraçu e por fim Barra Bonita, contornando as margens do rio, sempre que possível. O que notamos nessa viagem? Primeiro as condições do rio, poluição total na cidade de Pirapora, seguido por outras cidades tratamento de esgoto é coisa de luxo, tratar o esgoto não dá voto, e o velho Tietê, que em algumas cidades é fonte de renda, em outras é um problema, mas notamos também seu esforço, sua vontade, sua sina de viver, pois já nasceu contrariando tudo, o mar fica um pouco triste, pois não recebe suas águas.
Agora nessa segunda etapa do Biociclo espero ver muito mais vida, confesso minha ansiedade em ver o encontro do Tietê com o Paraná, e curiosamente, acho que o Biociclo nasceu certo, primeiro percorremos o Médio Tietê, agora o Baixo Tietê, e na fase final, ainda sem data, o Alto Tietê. Para esta última etapa nada ainda foi planejado, mas ao deixar o início pro final, amenizaremos também um pouco da tristeza em ver o rio morto, porque fomos testemunhas também do seu renascimento.

“O Tejo é mais belo que o rio que corre pelo meu estado,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pelo meu estado
Porque o Tejo não é o rio que corre pelo meu estado.”

Dalézio de Oliveira

sábado, 20 de junho de 2015

.:. Treino 20/06/2015 - São Roque - Araça .:.

Ontem, 20/06 fizemos mais um treino visando o Biociclo. Esse treino foi um pouco diferente pois estava em jogo uma aposta: Dalezio tinha me dito que não tinha como chegar em Araçariguama Km 50 sem passar pela Gerdau. Pois bem, como o cara é teimoso então vamos lá provar que tem sim como chegar.
Chegamos 7:30 na Praça da Matriz em São Roque, café da manhã e saímos umas 8:00 rumo a Estrada Vellha no Guassu (ou Guaçu? ) ... "subida dos porcos", Ibaté, sempre a direita, quando chegamos no bairro do Ronda,  pegamos a estrada a direita e não a esquerda como normalmente fazíamos.  Passamos por uma cachoeira,  que infelizmente esta totalmente degradada, abandonada aos "cheiradores", muito lixo, uma pena,  pois é um lugar bonito. Paramos um pouco ali e seguimos por mais alguns kms e então encontramos uma encruzilhada e aí estava o segredo: se pegássemos a direita voltaríamos para São Roque pela Estrada da Capela do Santo Antonio e a esquerda seguiríamos em direção a Fazenda Butantã. Como conheço tudo... fomos em direção a fazenda.
Muita subida... passamos pela fazenda, e seguimos pela esquerda ... nova encruzilhada ... e seguimos a direita, agora chegando a um lugar muito bonito, com uma mata ao fundo. Dalézio pára numa casa,  pede água e aproveito para confirmar que estamos no caminho certo. Dali até o centro segundo o morador seriam mais ou menos uns 5km ... Então vamos lá! Mais algumas subidas ... e logo vemos a rodovia Castello Branco, mais uns 3 km e finalmente chegamos ao km 50 da Castello. Paramos um pouco no centro de Araça,  aposta ganha, tomamos uma merecida cervejinha e voltamos para São Roque... só que pelo asfalto... Castello e  "Acesso"... 12:45 estamos em São Roque, num total de 47km.

Morro do Saboó ao fundo



Cachoeira ao fundo... local degradado

segunda-feira, 8 de junho de 2015

.:. Treino 04/06/2015 - feriado Corpus Christi .:.

Por Lullão:

Nesta última quinta-feira, 04/04/2015, feriadão de Corpus Christi realizamos mais um mini treino rumo ao Biociclo 2015. Foram 81 km, pedalando desde São Roque a Araçariguama, Pirapora, Cabreúva, Itú. O treino foi super bom, claro que no ritmo de cicloturista, ou seja, devagar e sempre, curtindo a natureza!!

O bom é que com isso pudemos ter uma ideia do nosso condicionamento físico, já que estávamos um pouco "parados" dos exercícios e nessa viagem a média diária será de 80km.


altimetria do percurso

Saímos muito tarde de São Roque: as 8:30, pois quando estava pegando a bike em casa,  percebi que o pneu traseiro estava vazio: furado!!! ... e então? Óbvio: toca trocar o pneu, aí já se foi uns 20 minutos ... chegando no centro de São Roque, tem que rolar o bom e velho "cafezinho", no meu caso, uma vitamina de maça, banana e melão: para aguentar a longa distância ... com isso 8:30hrs!!!



De São Roque, seguimos pela "estrada velha" do Guaçu (ou Guassú?)... subida do Ibaté ... subida dos Porcos e por fim subida da Gerdau (ideia do nosso navegador-mor: Dallas) ... chegando em Araça ... paramos um pouco para reidratação e seguimos rumo a Pirapora... aí vem mais subida ... agora a famosa "7 curvas" ... e aí começam as câimbras ... (sempre no km 26) ... mas seguimos em frente até o centro da cidade onde paramos para "almoçar" uns salgadinhos ... aí já eram mais 13:00 ... e ainda faltavam 57 km até Itu.

Igreja da Matriz de Araçariguama

Tapetes preparados para a procissão em Pirapora 

Fundo da Igreja da Matriz de Pirapora (desculpem nosso fotógrafo Dallas que se esqueceu de tirar uma foto da frente da igreja..kkk)


Continuamos na Estrada dos Romeiros por mais 20km, com algumas subidas logo no começo, porém já chegando próximo a Cabreúva as subidas vão diminuindo, diminuindo e a estrada vai ficando cada vez gostosa de pedalar, com o Tietê ao lado, todo formoso, com toda a espuma maravilhosa que mais parece verdadeiros icebergs de tão brancos de detergente, sabão, "sei lá o que". 

Trecho de subida Pirapora Cabreúva ... depois de alguns km tudo vai ficando mais fácil


Chegamos em Cabreúva bem cansados, aí já eram mais de 15:30 hrs e de lá seguimos direto para Itú, porém logo na saída encontramos um local excelente para tomar uma cervejinha ... chama-se "Rainha da Praia", aí não pudemos resistir... tomamos uma cervejinha (só uma mesmo) e seguimos pela Estrada dos Romeiros ... ainda faltavam segundo minhas contas: 18Km ... daí para frente a estrada é muito fácil de pedalar ... pode-se dizer que não há subidas ... o maior problema é a quantidade de carros em alta velocidade, que acredito que seja por causa do feriadão prolongado... tirando isso tudo muito tranquilo ... podemos dizer que subida mesmo só chegando em Itu ... já na rodovia principal (acho que se chama Marechal Rondon) ... chegamos em Itu, as 17:45, já meio noite e depois de 81km nada mais justo que uma Original gelada num bar no centro da cidade!!

Voltamos de carro lógico, pois no sábado seguinte teríamos mais pedal!!!




quarta-feira, 3 de junho de 2015

.:. Neste feriado 04/06/2015 - treino: Pirapora, Cabreúva e Itu .:.

Nesta quinta-feira, 04/06 faremos um mini treino com destino a Itu, saindo de São Roque, passando por Araçariguama, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva.

Esse trajeto é muito bonito, principalmente depois de Pirapora, seguindo pela Estrada dos Romeiros, contornando o Tietê poluído. Fico sempre imaginando o que seria desse rio se fosse limpo? Nesse pequeno trajeto de alguns quilômetros passamos lugares lindos que seriam muito bem aproveitados turisticamente se fosse limpo e não com aquele cheiro horrível e coberto de espuma.


segunda-feira, 13 de abril de 2015

.:. Projeto Biociclo Tietê 2015 .:.

O Projeto Biociclo Tietê 2015 na realidade nasceu em 2006, numa conversa de bar em São Roque, quando decidimos ir de São Roque a Barra Bonita, contornando o famoso, lendário e sujo Rio Tietê, o projeto aconteceu realmente em janeiro de 2007. Foram 4 dias contemplando as diversas paisagens, desde um Tietê sujo como em Pirapora de Bom Jesus até o inicio do renascimento do mesmo já na cidade de Anhembi.

Nesta viagem pudemos perceber como realmente falta iniciativa do poder público para a recuperação dos nossos rios e mananciais, pois o rio por si só, mesmo sem ajuda de ninguém se recupera, agora imagine se tivesse um minimo de investimento em infraestrutura de captação de esgoto, resíduos industrias e por fim uma conscientização da população na importância de mantermos vivo nosso Tietê.

Agora, estamos em 2015 retomando o projeto, e vemos quem nesses 8 anos quase nada mudou, talvez mudou sim, mas para pior. Diferentemente de 2007, agora nossa viagem será através do "Baixo Tietê", um rio mais limpo, vivo, que é base de subsistência de grande parte das cidades ribeirinhas por onde pretendemos passar com nossas bikes.

Serão 7 dias de viagem, partiremos de Barra Bonita em direção a foz do Tietê em Itapura, na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. Ainda estamos na fase de elaboração do roteiro, dia-dia, sendo hoje muito mais fácil que em 2007, quando não tínhamos celulares com GPS, mal tínhamos uma câmera fotográfica com cartão de memória de 128MB.

Similar a viagem passada pretendemos sempre seguir por caminhos alternativos, de preferência estradas de terra o mais próximo possível do rio.